segunda-feira, 2 de junho de 2014

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E RENOVAÇÃO. NOVAS DEMANDAS DA MINERAÇÃO - PARTE 2

VULCANIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DE CORREIAS



Os processos de recuperação que serão ensinados:

1 - Emenda de correia de lona a frio (Serviço realizado no empreendimento do cliente):
Para realizar a emenda da correia é necessário posicioná-la no local da banca, cortar as
lonas e lixar a superfície, dar duas demãos de cola, fazer o fechamento com um rolo duplo
e dar o acabamento final.
Ao final do processo os resíduos gerados são:
•  Aparas e pó da correia;
•  Estopas impregnadas com solvente;
•  Vasilhames vazios de cola, solvente e catalisador;
•  Trinchas impregnadas com cola.

2  –  Emenda  de  correia  de  lona  a  quente  (Serviço  realizado  no  empreendimento  do
cliente):
Monta–se a banca e posiciona-se a correia, cortam-se as lonas e as lixas, limpa-se com
solvente, passam-se duas demãos de cola, enche-se o vão de fechamento com borracha
de ligação, coloca-se o tecido não tecido para o fechamento, monta-se as placas dando
pressão e aquecendo para que ocorra a vulcanização e dar o acabamento final. 
Ao final do processo os resíduos gerados são:
•  Aparas e pó das correias;
•  Latas de cola vazias;
•  Estopas impregnadas com solvente;
•  Trinchas impregnadas com cola;
•  Adesivo  plástico  (polietileno)  que  vem  protegendo  a  superfície  adesiva  da
borracha de ligação.

3  –  Emenda  de  correia  de  cabo  de  aço  (Serviço  realizado  no  empreendimento  do
cliente):
Na emenda da correia é necessário posicioná-la no local da banca; rachar a correia e
abrir os cabos; lixar os cabos e fazer a emenda deles com braçadeiras ou pregos; dar
duas demãos de cola; encher o vão com borracha de ligação; colocar o tecido não tecido
para  fazer  o  fechamento;  colocar  as  placas  dando  pressão  e  aquecendo  a  uma
temperatura final de 150 °C e dar o acabamento nas bordas.
Ao final do processo os resíduos gerados são:
•  Aparas e pó das correias;
•  Aparas de cabo de aço;
•  Estopas impregnadas com solvente;
•  Trinchas impregnadas com cola;
•  Latas vazias de cola;
•  Adesivo  plástico  (polietileno)  que  vem  protegendo  a  superfície  adesiva  da
borracha de ligação.



4 – Revestimento de tambores ou peças a frio:
A empresa recebe o material e avalia o tipo de revestimento, lixa o tambor e limpa com
raspador  químico,  aplica  duas  demãos  de  cola  e  reveste  o  tambor  com  o  lençol  de
borracha e da o acabamento final.
Ao final do processo os resíduos gerados são:
•  Aparas retiradas do revestimento;
•  Pó do lixamento do tambor;
•  Estopas impregnadas com solvente;
•  Aparas do lençol de borracha;
•  Vasilhames vazios dos produtos químicos utilizados;
•  Trinchas impregnadas com cola.

5 – Revestimento de tambores ou peças a quente:
A  empresa  recebe  o  tambor  e  avalia  o  tipo  de  revestimento,  retira  o  revestimento
remanescente e limpa o tambor com solvente, aplica duas demãos de cola e reveste o
tambor com borracha crua, leva à autoclave e vulcaniza, após da o acabamento final.
Ao final do processo os resíduos gerados são:
•  Revestimento remanescente dos tambores;
•  Refugo de borracha;
•  Trinchas impregnadas com solvente;
•  Particulados gerados na caldeira;
•  Aparas e pó de borracha vulcanizada.

6 – Revestimento de borracha com cerâmica:
A empresa fabrica as tiras de borracha, prepara a superfície lixando, aplicando a cola e o
material de cobertura, monta a prensa e vulcaniza na temperatura correta. Este processo
é feito em toda a extensão da correia.
Ao final do processo os resíduos gerados são:
•  Fita adesiva;
•  Trincha usada na aplicação dos produtos;
•  Rebarbas de borracha vulcanizada.

7 - Recuperação de correias:
A empresa recebe a correia, prepara a superfície lixando, aplicando a cola e o material de
cobertura, monta a prensa e vulcaniza na temperatura correta. Este processo é feito em
toda a extensão da correia.
Ao final do processo os resíduos gerados são:
•  Vasilhame metálico de cola e solvente;
•  Aparas e pó das correias;
•  Trinchas impregnadas com cola;
•  Adesivo plástico (POLIETILENO).

Ficara assim a composição do curso:
CURSO TEORICO E PRATICO DE VULCANIZAÇÃO DE CORREIAS TRANSPORTADORAS
CARACTERISTICA
·         Duração: 300 Horas, sendo 100 hs em sala de aula e 200 hs na prática.
·         Pré-requisitos para Inscrição: 1º Grau Completo
·         A quem se destina: A mecânicos, estudantes, ajudantes e profissionais que desejam assimilar ou aprimorar o seu conhecimento  vulcanização de correias. E também Profissionais da área de supervisão que não tenha tido beneficio de um aprendizado e/ou treinamento formais.

CARACTERISTICA
·         Teoria: Este curso transmite informações difíceis ou impossíveis de serem obtidas apenas na pratica. Utiliza recursos audiovisuais, exercícios, palestras e debates em classe.
·        Tópicos abordados:
Ø  Principio gerais da manutenção de correias;
Ø  Principio da combustão
Ø  O produto borracha: química, compatibilidades, processos;
Ø  Conceito de emendas vulcanizadas a frio;
Ø  Órgãos que regem ABNT, DINA, SAE, etc,;
Ø  Ferramentas de trabalho (descrever...);
Ø  Cuidados e manuseio das trocas da correia transportadora;
Ø  Inspeções e manutenção preventiva em correias transportadoras e vulcanização;
Ø  Calculo de área de emenda e suporte de massa, etc..;
Ø  Erros de ajuste de emendas e corretivos;
Ø  Tabelas de dimensões e compatibilidade físico-química;
Ø  Importância do controle das emendas;
Ø  Leitura e interpretação de projetos e de emendas.
Ø  Tecnologia geral de construção de correias – madeiramento/tábuas e afins
Ø  Conhecimento de ferramentas apropriadas para o trabalho;
Ø  NORMAS DE SEGURANÇA: Normas ABNT – NR 00 – Condições e Meio Ambiente de trabalho na  (Noções Básicas); Higiene e Segurança no Trabalho; Meio ambiente: gestão de resíduos sólidos Leitura e interpretação de projeto (planta baixa/estrutural/arquitetônico);

Prática: As aulas praticas, são realizadas em oficinas de vulcanização conveniadas.Este curso aprimora as habilidades dos participantes e lança conhecimentos práticos de marcação de emendas e abrimento de pontas de emendas em correias de lonas e de malha de aço fechamento de emendas em correias de lonas e de malhas de aço ar quente e ar frio, revestimento em peças diversas tiras como tambores calhas e chutes etc. Os alunos participam das atividades diárias na sala, inspeções diárias do correias, kit de ferramentas de trabalho, como proceder em caso de pane elétrica e danos na correia.


Imagens diversas de vulcanização e imagens do treinamento geral, com os novos alunos de guindauto e todos recentes. Com a frase: SOMOS EXCLUSIVA. SOMOS ON DEMAND


Parte 2