sábado, 27 de junho de 2015

Educação profissional e oportunidade em Carajás e Canaã dos Carajas

OPERADOR DE EQUIPAMENTOS
Como formar trabalhadores na região do Projeto Carajás.







A proposta de ensino profissional da EXCLUSIVA CONSULTORIA além de pioneiro na região (estamos nisso desde  2000), é herança direta do serviço secular do CIPMOI – Curso Intensivo de Preparação de Mao de Obra Industrial, que funciona na Escola de Engenharia da UFMG há mais de 50 anos. Fui formado na pratica lá, há muitas décadas. Juntei tudo com minhas viagens, especialmente uma visita a uma escola em Recife – onde aprendi o que é educação popular e finalmente meus estudos na Faculdade de Educação e larga vivencia com trabalhadores, tanto em sindicatos, quanto  por curiosidade e relativa visão social.

Vivemos numa sociedade que não educa. Apenas informa. Repetindo o professor Douglas Belchior, lider da UNEAFRO, o estado brasileiro fez sua opção: não educa e quando tenta, faz da pior forma, aparelha para servir a este estado caduco. A base da população sofre com uma meia educação.

Valdery Gomes da Silva, realizando seu treinamento pratico em retroescavadeira
Hoje podemos ver todos os centros de treinamento patrocinados pelo estado, os melhores, repletos de cidadãos de classe media e brancos – numa preferencia por profissionais do o futuro, sempre alijando os negros ou pardos.

Não temos educação de base ou qualidade no Brasil, infelizmente.
Nosso treinamento busca esta reinserção. Trabalhadores que não tem chance no Senai ou escolas profissionalizantes, que procuram uma educação profissional considerada tardia ou ainda empresas que precisam ou buscam zerar sprint social.

Este aluno das fotos esta trocando de profissão. Foi pedreiro até agora. Esta mudando  por conta e risco, pagando tudo do seu salario. É o que nos  motiva a ter um aluno por vez, independe do custo. Mudança de vida, é isto que nos move.

Nenhum comentário:

Postar um comentário