sábado, 3 de dezembro de 2016

Comida é cultura



SUSHI COM MANIÇOBA





 

  


Quando acho que já vi tudo me aparece mais essa louvável tentativa: vender sushis, sashimis, temakis e comida asiática, num ambiente de selva. Com o calorão e o preço da energia elétrica nesse mato sujo chamado Parauapebas. E ainda mais no internacional, Partage Shopping. É muita cafonice. E ainda oferecem 100 gramas por R$6,48. Parece piada. Como esse pessoal, vendendo comida japonesa, a cara e complicada comida japonesa, complicada mais pela logística e pela exigência da própria cozinha, de alimentos frescos e diários, querem ganhar dinheiro numa cidade em que as pessoas comem feijão, arroz, maniçoba e panelada? Ou será a pequena elite formada por pioneiros comerciantes e fazendeiros?

Vejamos os números práticos: 80% da carga salarial está restrita ao mínimo, 886,00, o desemprego atinge 40 mil pessoas, sendo a grande maioria desempregada há mais de um ano, os tais “consumidores de comida japonesa” saindo da cidade sob pesados prejuízos com a estagnação econômica e os elevadíssimos custos de negócio, as taxas absurdas e a depreciação acelerada das instalações e equipamentos. Não dura um ano. 

Deveriam ter iniciado em negócio menos arriscado. Ter uma loja no Partage Parauapebas é arrematada loucura, os custos fixos derrubam qualquer possibilidade de lucro. E quem escreve é o autor do livro Shopping, na Bookess, que fez o estudos que resultaram na venda do negócio mais maluco de Parauapebas, a construção de shopping de localidade sem localidade.

Sabemos do destino do empreendimento Tomiex Sushi Express, repleto de boas intenções e seguramente impecável plano de negócios. Em breve os proprietários, seguramente enganados por uma dessas consultorias a distância, verão suas vendas iniciais declinarem, verão a curva de receita se aproximando perigosamente da curva de custeio, recorrerão a fundos para se manter e depois fecharão as portas, assumindo prejuízo. Não tem como ganhar dinheiro com comida no shopping. Não tem como ganhar dinheiro com comida japonesa em Parauapebas. No começo tudo bem, mas como consultor e modelador, não dou seis meses.

Perderão dinheiro por não terem estudado o mercado devidamente. Podem até ter feito estudos, mas foram parciais. 

É esse nosso trabalho. Não apenas apresentar estudos localizados para quem quer investir. É criar modelos, com até 98% de segurança quanto aos destinos, ao longo de x tempo.

Como vender peixe cru numa cidade que não tem rede de esgoto e nem água tratada? Sugiro que troquem o nome de Tomiex para Maniçoba. Ou Açaí. Para orgulho do povo paraense ou maranhense. Porque os mineiros mesmo, preferem pão de queijo, arroz e feijão tropeiro.

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