quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Com a EXCLUSIVA CONSULTORIA



O DESENVOLVIMENTO HUMANO
NA OTICA DO TREINAMENTO PROFISSIONAL











PARAUAPEBAS conta há vinte anos com o trabalho da EXCLUSIVA CONSULTORIA MINERAÇÃO E SIDERURGIA. Seu projeto de treinamento profissional, com cursos profissionalizantes que desafiavam a lógica tanto das empreiteiras, quando dos organismos sindicais do sul e sudeste do Pará, cansou de ouvir brincadeiras e grosserias tipo treinamento para que? Mas poucos sabiam de que a ISO 9001 e demais normas internacionais iriam exigir qualificação profissional massiva.

Naquele tempo, cerca de vinte anos atrás, apostamos no crescimento humano e pessoal, na compreensão de que os trabalhadores queriam crescer sem indicações paralisantes, com seu próprio mérito. E milhares desses trabalhadores usaram parte de seus salários para promover esse crescimento. Vemos agora a proliferação de cursos que não levam a nada, que não bebem na força do mercado e no dinamismo do capital para serem ofertados. 

Os cursos gratuitos na sua maioria são apenas arrecadadores.  Nós propomos e temos disponibilizada cursos de mecânica, manutenção de máquinas, operador multifuncional, soldadores, mecânicos montadores, eletricista de alta e baixa tensão, NR10 e demais normas e milhares de outros cursos.

As empresas não naquele tempo não queriam treinar sua mão de obra, alegando que aquele pessoal não ficava tempo suficiente desse retorno ao investimento hoje precisam dessa mão de obra qualificada. 

  

Nossa dinâmica relação com a classe trabalhadora da cidade é em parte devido a nossa história por aqui. Temos alunos no Brasil inteiro apartir de nossa base local. Sindicatos à parte, como ficaram de fora da revolta de 2013, quando   os trabalhadores sozinhos enfrentaram a quebra de acordo da Vale com suas empreiteiras, ainda não conseguimos estabelecer uma nova relação com essas entidades, ai sim, mereceriam suas mensalidades.

Agora temos a oportunidade de retomar o desenvolvimento de Parauapebas e novamente sua mão de obra – motor da cidade, se apresenta à nossa escola para estudar, aprimorar habilidades e se profissionalizarem. Pagando do próprio bolso. Seguimos em frente.

Aulas de retroescavadeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário