1 - Emenda de correia de lona a frio (Serviço realizado no empreendimento do cliente):
Para realizar a emenda da correia é necessário posicioná-la no local da banca, cortar as
lonas e lixar a superfície, dar duas demãos de cola, fazer o fechamento com um rolo duplo
e dar o acabamento final.
Ao final do processo os resíduos gerados são:
• Aparas e pó da correia;
• Estopas impregnadas com solvente;
• Vasilhames vazios de cola, solvente e catalisador;
• Trinchas impregnadas com cola.
2 – Emenda de correia de lona a quente (Serviço realizado no empreendimento do
cliente):
Monta–se a banca e posiciona-se a correia, cortam-se as lonas e as lixas, limpa-se com
solvente, passam-se duas demãos de cola, enche-se o vão de fechamento com borracha
de ligação, coloca-se o tecido não tecido para o fechamento, monta-se as placas dando
pressão e aquecendo para que ocorra a vulcanização e dar o acabamento final.
Ao final do processo os resíduos gerados são:
• Aparas e pó das correias;
• Latas de cola vazias;
• Estopas impregnadas com solvente;
• Trinchas impregnadas com cola;
• Adesivo plástico (polietileno) que vem protegendo a superfície adesiva da
borracha de ligação.
3 – Emenda de correia de cabo de aço (Serviço realizado no empreendimento do
cliente):
Na emenda da correia é necessário posicioná-la no local da banca; rachar a correia e
abrir os cabos; lixar os cabos e fazer a emenda deles com braçadeiras ou pregos; dar
duas demãos de cola; encher o vão com borracha de ligação; colocar o tecido não tecido
para fazer o fechamento; colocar as placas dando pressão e aquecendo a uma
temperatura final de 150 °C e dar o acabamento nas bordas.
Ao final do processo os resíduos gerados são:
• Aparas e pó das correias;
• Aparas de cabo de aço;
• Estopas impregnadas com solvente;
• Trinchas impregnadas com cola;
• Latas vazias de cola;
• Adesivo plástico (polietileno) que vem protegendo a superfície adesiva da
borracha de ligação.
4 – Revestimento de tambores ou peças a frio:
A empresa recebe o material e avalia o tipo de revestimento, lixa o tambor e limpa com
raspador químico, aplica duas demãos de cola e reveste o tambor com o lençol de
borracha e da o acabamento final.
Ao final do processo os resíduos gerados são:
• Aparas retiradas do revestimento;
• Pó do lixamento do tambor;
• Estopas impregnadas com solvente;
• Aparas do lençol de borracha;
• Vasilhames vazios dos produtos químicos utilizados;
• Trinchas impregnadas com cola.
5 – Revestimento de tambores ou peças a quente:
A empresa recebe o tambor e avalia o tipo de revestimento, retira o revestimento
remanescente e limpa o tambor com solvente, aplica duas demãos de cola e reveste o
tambor com borracha crua, leva à autoclave e vulcaniza, após da o acabamento final.
Ao final do processo os resíduos gerados são:
• Revestimento remanescente dos tambores;
• Refugo de borracha;
• Trinchas impregnadas com solvente;
• Particulados gerados na caldeira;
• Aparas e pó de borracha vulcanizada.
6 – Revestimento de borracha com cerâmica:
A empresa fabrica as tiras de borracha, prepara a superfície lixando, aplicando a cola e o
material de cobertura, monta a prensa e vulcaniza na temperatura correta. Este processo
é feito em toda a extensão da correia.
Ao final do processo os resíduos gerados são:
• Fita adesiva;
• Trincha usada na aplicação dos produtos;
• Rebarbas de borracha vulcanizada.
7 - Recuperação de correias:
A empresa recebe a correia, prepara a superfície lixando, aplicando a cola e o material de
cobertura, monta a prensa e vulcaniza na temperatura correta. Este processo é feito em
toda a extensão da correia.
Ao final do processo os resíduos gerados são:
• Vasilhame metálico de cola e solvente;
• Aparas e pó das correias;
• Trinchas impregnadas com cola;
• Adesivo plástico (POLIETILENO).
Ficara assim a composição do curso:
CURSO TEORICO E PRATICO DE VULCANIZAÇÃO DE CORREIAS TRANSPORTADORAS
CARACTERISTICA
· Duração: 300 Horas, sendo 100 hs em sala de aula e 200 hs na prática.
· Pré-requisitos para Inscrição: 1º Grau Completo
· A quem se destina: A mecânicos, estudantes, ajudantes e profissionais que desejam assimilar ou aprimorar o seu conhecimento vulcanização de correias. E também Profissionais da área de supervisão que não tenha tido beneficio de um aprendizado e/ou treinamento formais.
CARACTERISTICA
· Teoria: Este curso transmite informações difíceis ou impossíveis de serem obtidas apenas na pratica. Utiliza recursos audiovisuais, exercícios, palestras e debates em classe.
· Tópicos abordados:
Ø Principio gerais da manutenção de correias;
Ø Principio da combustão
Ø O produto borracha: química, compatibilidades, processos;
Ø Conceito de emendas vulcanizadas a frio;
Ø Órgãos que regem ABNT, DINA, SAE, etc,;
Ø Ferramentas de trabalho (descrever...);
Ø Cuidados e manuseio das trocas da correia transportadora;
Ø Inspeções e manutenção preventiva em correias transportadoras e vulcanização;
Ø Calculo de área de emenda e suporte de massa, etc..;
Ø Erros de ajuste de emendas e corretivos;
Ø Tabelas de dimensões e compatibilidade físico-química;
Ø Importância do controle das emendas;
Ø Leitura e interpretação de projetos e de emendas.
Ø Tecnologia geral de construção de correias – madeiramento/tábuas e afins
Ø Conhecimento de ferramentas apropriadas para o trabalho;
Ø NORMAS DE SEGURANÇA: Normas ABNT – NR 00 – Condições e Meio Ambiente de trabalho na (Noções Básicas); Higiene e Segurança no Trabalho; Meio ambiente: gestão de resíduos sólidos Leitura e interpretação de projeto (planta baixa/estrutural/arquitetônico);
Prática: As aulas praticas, são realizadas em oficinas de vulcanização conveniadas.Este curso aprimora as habilidades dos participantes e lança conhecimentos práticos de marcação de emendas e abrimento de pontas de emendas em correias de lonas e de malha de aço fechamento de emendas em correias de lonas e de malhas de aço ar quente e ar frio, revestimento em peças diversas tiras como tambores calhas e chutes etc. Os alunos participam das atividades diárias na sala, inspeções diárias do correias, kit de ferramentas de trabalho, como proceder em caso de pane elétrica e danos na correia.
Imagens diversas de vulcanização e imagens do treinamento geral, com os novos alunos de guindauto e todos recentes. Com a frase: SOMOS EXCLUSIVA. SOMOS ON DEMAND
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