Como Montar Uma Distribuidora de Água Mineral
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Confira o passo a passo de como
montar uma distribuidora de água mineral e o custo deste
negócio. A água mineral é um dos produtos mais
vendidos hoje em dia no mercado. Mesmo com água encanada na maioria das casas,
o produto ainda é extremamente consumido tanto pela baixa qualidade do líquido
que chega às torneiras como pela preferência do consumidor. Ele é incluído no
orçamento como item básico e por isso, pode ser tratado como um produto do
segmento de alimentação. Todos os negócios bem elaborados e voltados para o
ramo de alimentação são extremamente lucrativos. Veja mais.
Este tipo de empreendimento não
obedece a modismos, mas tem períodos de alta, que são nas estações mais
quentes. Porém, possui como margem de lucro mensal uma constante, uma vez que é
considerado básico entre os seus consumidores e figura na lista de compras. Mas
vale informar que há locais que vendem mais que os demais, por isso é importante
saber quem é o seu público-alvo.
Público-Alvo de Distribuidora de Água Mineral
É preciso entender que, apesar de ser
um item básico de compra, ter água mineral em casa é luxo e a maioria das
famílias que aderem ao item estão localizadas de acordo com seu poder
aquisitivo da classe média baixa em diante. Mas há ainda os consumidores que
optam por comprar água mineral em galões para colocar em bebedouros. Por isso,
a clientela é mais ampla: empresa, escritórios, edifícios empresariais,
comerciantes, restaurantes, entre outros.
Localização Ideal Para Montar Uma Distribuidora de Água Mineral
Em teoria, qualquer local pode ser um
bom ponto para montar uma distribuidora de água mineral. Isso quer dizer, que
tanto bairros residenciais como comerciais podem oferecer um bom lucro mensal
para um negócio deste ramo, desde que tenha uma boa cartela de clientes, o que
acontece apenas com o tempo.
► DICA IMPORTANTE!
Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias em um chute!
A dica é sempre analisar os possíveis
compradores e a concorrência antes de optar por alugar ou comprar um espaço,
que não precisa ser muito grande. Deve-se levar em conta também o transporte
para entrega e possíveis compradores com carros. Por isso, certifique-se que
tenha pontos para estacionamento próximo ou ruas que possam ser usadas para
tal. Em bairros residenciais, apenas observe o ambiente e a localização mais
central possível, para alcançar o maior número de ruas e ter um serviço rápido,
além de facilitar para os entregadores.
A concorrência deve ser levada em
consideração antes de escolher o ponto comercial para abrir o novo negócio. São
seus concorrentes supermercados, donos de padaria e outras distribuidoras de
água mineral. Deve-se tomar cuidado com a concorrência e não ignorá-la,
principalmente em bairros residenciais que já tenham bastante distribuidoras,
pois a venda também é baseada na confiança e os outros já podem ter conquistado
seus clientes. Mas nada que bons preços e uma boa prestação de serviço não
resolvam. Veja mais.
Investimento Inicial Para Montar Uma Distribuidora de Água Mineral
O valor a ser investido inicialmente
varia conforme o porte da distribuidora. Se for um com mais de mil galões de
água, podemos classificá-la de grande porte e seu investimento inicial pode
passar dos R$ 10 mil. Para distribuidoras de bairro, não é preciso gastar mais
de R$ 5 mil com garrafões, água, funcionários para entrega e aluguel do espaço.
Neste valor está incluído ainda o item publicidade, que é um dos pontos mais
importantes e que jamais devem ser esquecidos em um novo empreendimento.
Funcionários e Gasto Mensal de Uma distribuidora de Água Mineral
A maioria dos funcionários de uma
distribuidora de água mineral está relacionada com a prestação de serviços, ou
seja, entrega do produto. É preciso apenas um funcionário interno voltado para
o administrativo, que seria para receber os pedidos e encaminhar, mas é fato
que distribuidoras vendem pouco no estabelecimento e muito mais com serviço de
entrega. A média é ter dois entregadores por turno, pois o trabalho é braçal e
exige bastante do funcionário. Na soma, seriam quatro funcionários para entrega
e um administrativo, trabalho que pode ser feito pelo próprio dono.
Para uma distribuidora de grande
porte, é preciso ter o dobro de funcionários para cobrir todos os turnos. Os
demais gastos são com água, luz e telefone que é importantíssimo para que os
clientes possam fazer os pedidos. Se for optar por um empreendimento de grande
porte, não se esqueça de solicitar o serviço de cartão de crédito, que exige
uma taxa mensal para receber o dinheiro.
Divulgação de Uma Distribuidora de Água Mineral
O segredo para angariar clientes
neste setor de negócio é, sem sombra de dúvidas, a divulgação. Para isso basta
apenas a confecção de um panfleto e um telefone para receber chamados. A
estrutura não exige muito para a montagem, então é possível reservar uma verba
não gasta para investir em publicidade. O ideal é que se tenha um ambiente
organizado e sistematizado para entrega dos produtos, caso contrário a
divulgação terá efeito contrário e será lembrada como a pior distribuidora da
localidade. É preciso, sobretudo, organização para poder fazer a publicidade
valer a pena.
Uma dica importante para quem está
pensando em montar uma distribuidora de água mineral é quanto à
contratação de funcionários. Se for oferecer o serviço de entrega, lembre-se de
escolher com cuidado os entregadores, pois eles irão entrar em contato com a
casa dos clientes e esta relação exige confiança e responsabilidade. Treine-os
bem para fazer a entrega e faça com que atendam todos os clientes de forma
igual, com educação e respeito. Lembre também de ter cuidado com a sua relação
de confiança como chefe com os entregadores, pois são eles que irão receber o
produto e efetuar o contato principal no pagamento, o que pode haver problemas
tanto por parte do cliente como por parte do entregador. Leia mais.
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